Você é um Branca de Neve no trabalho?

Pedro (nome fictício) virou refém da própria competência. Segundo expressão criada pelo publicitário Julio Ribeiro, virou um “Chefe Branca de Neve”. Não que ele use vestido de princesa ou que tenha comido maçã envenenada. Pedro é um Branca de Neve por estar cercado de anões mentais: ninguém decide, sugere mudanças, atende reclamações, economiza ou se preocupa com o faturamento.

Porque arriscar ou se dar ao trabalho se o Branca de Neve faz tudo sozinho? Quando Pedro ouviu o diagnóstico sobre si, identificou e relacionou os funcionários com cada um dos anões da fábula. Dunga é o mudinho, pois nunca abre a boca para nada e faz apenas o que mandam. Atchim aparece cada dia com uma doença diferente e se faz de coitado para não ser cobrado. Mestre diz que sabe tudo, conta histórias de seu passado glorioso, mas nada faz de relevante no presente. Zangado está sempre mal humorado e, se cobrado, tende a ser agressivo. Soneca chega atrasado com frequência, não cumpre prazos e vive no mundo da lua. Dengoso sempre está ressentido, pois acha que nunca lhe dão o devido valor. Feliz é o ingênuo que todos exploram.

Seria cômico se não fosse triste. O comportamento centralizador de Pedro infantiliza o funcionário, que acaba se acomodando. A justificativa é: eles são limitados, estão na empresa há muito tempo e acabaram se acostumando com o meu jeito de ser, ou “prefiro fazer de tudo um pouco para não correr riscos”, ou “sempre deu certo dessa forma”, e assim por diante. É uma história ficcional, mas bem que poderia ser verdade.

Mérito Farroupilha

A Medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima da Assembleia Legislativa do do Rio Grande do Sul. É uma homenagem destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural no nosso Rio Grande.

No último dia 30, a reitora da Universidade Franciscana (UFN), irmã Iraní Rupolo, recebeu a medalha no Salão Júlio de Castilhos, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Tive o prazer de acompanhar a cerimônia pessoalmente. Uma líder nata e de imagem forte. Consegue a simpatia e a confiança de todos. Sua figura serve de inspiração para os seguidores, notável sua competência na resolução das demandas, notável também a fidelidade de sua equipe para consigo.

Parabéns irmã Irani, parabéns Santa Maria pelo destaque de uma líder tão importante para nossa cidade.

Práticas gerenciais

As práticas gerenciais de um gestor correspondem ao conjunto de ações que ele utiliza para comandar a organização. É como o processo gerencial é efetivamente implementado pelo gestor, o dia a dia, a mão na massa da gestão. O conjunto de práticas gerenciais compreende planejamento, organização, direção, controle, gestão de pessoal, gerenciada por objetivos e avaliação de desempenho. Como estão suas práticas gerenciais?

Sustentabilidade

A história da sustentabilidade no universo empresarial revela que os comportamentos das organizações se adequam às pressões do contexto e que, o que funcionou em uma situação passa a não mais servir em outra. Portanto, a temática pode ser considerada como processo contínuo, atemporal, que atende às necessidades do momento.

Quando o conceito da sustentabilidade é aplicado à gestão empresarial é compreendido como um modelo de gestão de negócios que visa o retorno para os acionistas, envolvendo o desenvolvimento econômico, a justiça social e a proteção dos recursos naturais do planeta.Sustentabilidade é um estado, uma situação. Desenvolvimento sustentável é o caminho para chegar até ela.

A arte de delegar

Você é o primeiro a chegar e o último a sair? Se sente estressado e sobrecarregado? Então, está na hora de aprender a delegar para multiplicar. Em primeiro lugar, é preciso compreender que delegar não significa “abandonar”, pelo contrário, delegar uma responsabilidade é um ato de confiança. Conhecer a equipe é fundamental para saber a disponibilidade, os pontos fortes e fracos de cada um.

Depois, preste a atenção na sua comunicação. A equipe está recebendo as informações transmitidas com clareza? Aprenda a estabelecer prazos para o cumprimento das tarefas e, então, acompanhe o que está acontecendo para exercitar a confiança em você e também em quem está executando a tarefa. Delegar, aumenta a autonomia e a confiança da equipe, fortalece os vínculos e principalmente, distribui melhor o tempo. Quem sabe encontrará a solução para aquela atividade que tanto gostaria ou que precisa fazer.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inauguração do novo prédio do Colégio Coração de Maria oferece mais acessibilidade aos alunos Anterior

Inauguração do novo prédio do Colégio Coração de Maria oferece mais acessibilidade aos alunos

Encontrado corpo de homem desaparecido em Paraíso do Sul Próximo

Encontrado corpo de homem desaparecido em Paraíso do Sul

Geral